Agrishow dá destaque à agricultura familiar

29/04/2004 - 22h25

Luciana Vasconcelos
Repórter da Agência Brasil

Ribeirão Preto - O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva visita nesta sexta-feira a Agrishow 2004 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto (SP). Neste ano, a agricultura familiar ganhou mais espaço na maior feira agrícola da América Latina. Pelo menos 20 mil pequenos produtores participam do evento a partir de uma parceria entre a Agrishow, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Banco do Brasil e o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O número é 100% superior ao de 2003.

Para o pequeno agricultor, a feira traz, por exemplo, máquinas de menor porte, como tratores, máquinas para cultivo de hortaliças, e de irrigação sem uso de energia elétrica. Nesta sexta-feira, o presidente Lula vai conhecer alguns stands da Agrishow e visitará a área dedicada a agricultura familiar. Os pequenos produtores são responsáveis por mais de 40% do Produto Interno Bruto agrícola e geram 74 % dos empregos no campo.

A feira conta ainda com a participação de instituições financeiras que operam com o crédito rural, oferecendo financiamentos específicos a agricultores, inclusive no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Ano passado, os bancos financiaram R$ 100 milhões durante a feira e para este ano a estimativa é de um crescimento de 20% nas concessões de empréstimos aos agricultores.

A Agrishow tem mais de 600 expositores, entre nacionais e estrangeiros como França, Estados Unidos, Inglaterra, Itália e Argentina. A expectativa é que o número de visitantes chegue a 160 mil pessoas. Cerca de 76% dos visitantes da feita são produtores rurais, 18% são representados por cooperativas, 5% por técnicos e engenheiros agrícolas e 1% por estudantes. A atividade predominante é a agricultura (59%), seguida pela pecuária (27%).

A Agrishow é realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) e Sociedade Rural Brasileira (SRB).

Durante os seis dias de exposição, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto
Rodrigues terá seu gabinete transferido para a feira. Em sua agenda, estão audiências com lideranças rurais, parlamentares, delegações estrangeiras e entidades representativas de diversas cadeias produtivas do agronegócio.

______________________________________________________________________