Governo italiano financia projetos de combate à pobreza rural na Bahia e no Piauí

29/04/2004 - 16h25

Recife, 29/4/2004 (Agência Brasil - ABr) - O governo da Itália vai financiar, com US$ 600 mil , projetos de combate à pobreza rural em municípios da Bahia e do Piauí. Os recursos serão destinados à implantação de tecnologias de captação de água de chuva nas áreas secas para ampliar a segurança na produção de alimentos.

De acordo com Luis Anselmo Pereira, da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social, a cooperação representa um reforço ao empenho do governo brasileiro em executar políticas sustentáveis de inclusão social dos agricultores familiares do semi-árido.

Os técnicos do governo da Itália e das administrações de Piemonte e Toscana estão visitando os município nordestinos que serão beneficiados com a iniciativa - quatro na Bahia e dois no Piauí -em companhia de representantes dos escritórios da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, FAO, em Roma e em Brasília.

Nesta sexta-feira (30) a comitiva se reúne com técnicos da Embrapa Semi-Árido, em Petrolina, no sertão de Pernambuco, para discutir a operacionalização do projeto.

A metade dos recursos vai ser aplicada na implantação de cisternas para acumulação de água destinada ao consumo humano. O restante irá financiar treinamentos e assistência técnica, visando à melhoria da produção agrícola.