Alana Granda
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Companhia Vale do Rio Doce vai efetuar o pagamento de R$ 4,687 milhões em debêntures, ao preço de R$ 0,01206278 por debênture. Os recursos estarão disponíveis a partir do próximo dia 1º de abril na Central de Custódia e de Liquidação Financeira de Títulos (CETIP).
A Vale informa que haverá incidência de 20% de imposto de renda na fonte sobre o montante a ser pago aos debenturistas. A exceção é para os investidores institucionais imunes ou isentos de IR. Terão direito ao pagamento os investidores detentores de debêntures registradas no Sistema Nacional de Debêntures e no Banco Bradesco (aqueles não vinculados ao SND).
A Vale informou ainda que tomará no prazo mais rápido possível as providências necessárias para atender à determinação do Banco Central, de 25 de março, que autoriza o registro das debêntures participativas de propriedade de emissores estrangeiros que eram acionistas da companhia em 1997 (quando esses títulos foram emitidos) e detentores do "American Depositary Receipts" (ADRs) ou de ações adquiridas no mercado local.
O objetivo é regularizar o registro do investimento dessas debêntures para que seus detentores possam ter direito "à remuneração atribuída e a retornos decorrentes de sua eventual venda no mercado brasileiro", explicou a assessoria de imprensa da Vale do Rio Doce.