Brasília, 26/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - A realização de ações conjuntas para combater a pirataria no Brasil e nos Estados Unidos foi o principal assunto discutido pelos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pirataria com parlamentares americanos, em Washington, nos últimos dias.
Os deputados brasileiros também assinaram uma declaração conjunta com os parlamentares do Comitê do Congresso Americano de Combate à Pirataria, na qual expressam o vigor e a seriedade com que o combate à pirataria deve ser conduzido pelos representantes dos dois parlamentos.
Segundo o presidente da CPI da Pirataria, deputado Luís Antonio Medeiros (PL-SP), o encontro com os parlamentares americanos foi importante, "pois essa modalidade de ilícito (pirataria) atingiu níveis que desafiam os poderes públicos e necessitam tratamento diferenciado, inovador, que seja capaz de fazer ressurgir valores sociais que possam proteger a pesquisa e a criação humanas".
Em maio próximo, os deputados e senadores que compõem o Comitê do Congresso Americano de Combate à Pirataria devem visitar o Congresso Brasileiro, para novos encontros com os membros da CPI da Pirataria.