Uso sustentável da água é discutido no Rio

26/03/2004 - 11h43

Rio, 26/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O uso racional das águas subterrâneas está sendo debatido no Segundo Encontro Técnico sobre Gestão das Águas da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. O evento faz parte das comemorações do ano das águas subterrêneas e discutirá, até o final da tarde, o uso sustentável da água para as atividades de extensão rural, com enfoque cultural, econômico, sócio-ambiental e de políticas públicas.

Segundo o presidente do Departamento de Recursos Minerais (DRM), Flávio Erthal, o estado tem grande potencial de água subterrânea, embora não tenha aqüífero como o que vai de São Paulo para a região Sul, mas trabalhos estão sendo desenvolvidos para melhor conhecer e controlar os poços profundos e saber a quantidade certa de água que pode ser retirada sem esgotar o lençol.

Vários municípios fluminenses são abastecidos quase que totalmente por poços como Levy Gasparian , São Sebastião do Rio Alto e distritos de Maricá. O mesmo acontece na agricultura das regiões Norte e Nordeste.

O seminário é promovido por diversos órgãos estaduais como o DRM e a empresa de Assistência Técnica e Extensão rural (Emater/Rio).