Universidades do Rio ampliam oferta de vagas

26/03/2004 - 8h01

Brasília - A ampliação da oferta de vagas nos cursos de graduação e a criação de um curso pré-vestibular para estudantes carentes estão entre as iniciativas da Universidade Federal Fluminense (UFF) possibilitadas pela implantação do Pólo Tecnológico de Volta Redonda (RJ).

Com o pólo, criado a partir de protocolo assinado em outubro do ano passado, a universidade pretende promover o desenvolvimento socioeconômico da região de influência daquele município fluminense.

O protocolo previa a formação de um consórcio de todas as instituições públicas de ensino superior do Estado – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), além da UFF. O consórcio teve o apoio do Ministério da Educação e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Hoje às 10h, no Rio de Janeiro, o titular da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), Nélson Maculan, discutirá com representantes das instituições envolvidas no consórcio as iniciativas a serem tomadas imediatamente. "Se o consórcio for bem-sucedido, pode ser reproduzido em outras regiões do País", avalia o chefe de gabinete da SESu, Jorge Augusto Pereira Gregory.

Em agosto, a UFF implantará curso pré-vestibular para seleção de alunos pela condição socioeconômica. No início de 2005, a Escola de Engenharia Industrial e Metalúrgica da UFF, em Volta Redonda, aumentará para 400 o total de vagas nos cursos de graduação. Também em 2005, a UFRJ ampliará o número de vagas do curso de Administração.

A inclusão de instituições no projeto ocorrerá após a conclusão de pesquisa que está sendo realizada pelas universidades sobre as carências e demandas da região.

As informações são do Ministério da Educação