Porto Alegre, 26/3/2004 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Educação, Tarso Genro, e o prefeito de Porto Alegre, João Verle, lançaram oficialmente a terceira edição do Fórum Mundial de Educação (FME), destinado a traçar as diretrizes para uma plataforma mundial de educação.
Com o tema "A educação para um outro mundo possível", o fórum deve reunir na capital gaúcha, de 28 a 31 de julho, mais de 20 mil educadores, estudantes e representantes de governos, movimentos sociais, entidades sindicais, instituições educacionais de todos os continentes e organizações não-governamentais.
Esta é a terceira vez que Porto Alegre sedia esse evento, um dos mais importantes na área de educação no país. Criado 2001, como parte do Fórum Social Mundial, o fórum "sempre teve personalidade independente, embora esta seja a primeira vez que se realiza sozinho", como explicou João Verle.
Para Verle, a importância do evento é dar continuidade à discussão sobre um ensino público de qualidade, massivo e democratizado. "Esperamos que o FME se transforme num mecanismo permanente de discussão, desenvolva vários temas e consolide sua internacionalização", destaca.
Verle disse que a qualidade do evento está assegurada pela presença de personalidades mundiais qualificadas, como Istvan Meszáros, da Inglaterra; Adolfo Perez Ezquivel, Prêmio Nobel da Paz de 2003, e Hugo Zemelmann, da Universidade do México. Os temas foram propostos pelo Comitê Político, composto por 21 entidades nacionais e internacionais, e homologados pelo Comitê de Organização, integrado mais de 90 entidades.
Segundo o prefeito Verle, as instituições que participam da organização do FME têm o compromisso de defender a educação pública como direito social inalienável. "Diante da crescente privatização da educação, que deixa 882 milhões de pessoas no analfabetismo, a proposta do Fórum Mundial de Educação é de um amplo debate com todos os povos do mundo para apontar caminhos que assegurem acesso à educação a todos os cidadãos do mundo".
Na segunda edição do FME, em janeiro de 2003, foram realizadas três grandes conferências, nove debates temáticos, sete debates da programação especial, 41 atividades na programação simultânea e cerca de 785 relatos temáticos. Os mais de 200 conferencistas e debatedores representaram todos os continentes, garantindo diversidade cultural, política, científica, de gênero, etnias e raça, o que possibilitou um panorama das políticas e propostas educacionais implementadas no mundo.