Rio, 26/3/2004 (Agência Brasil - ABr) – O acordo entre a União Européia e o Mercosul é a única forma que os franceses vêem para a ampliação do comércio bilateral. A afirmação foi feita pelo presidente do Movimento das Empresas Francesas (MEDEF), Ernest-Antoine Seillière. A entidade reúne 750 mil empresas francesas.
Conforme revelou, a MEDEF atua para que as negociações no âmbito da UE levem ao fechamento do acordo, definidas as posições francesas referentes a questões como tarifas e média da proteção dos direitos aduaneiros.
Sobre a possibilidade de o acordo ser firmado até junho, Seillière afirmou não estar inteirado do calendário das negociações. Porém, disse que a proposta do acordo entre a UE e o Mercosul "é um dos acordos de comércio internacional que estão mais próximos do sucesso".
As negociações avançaram muito, afirmou. "E como as negociações multilaterais da Organização Mundial do Comércio (OMC) estão um pouco lentas, tenho a impressão de que, para reforçar o desenvolvimento do comércio e das trocas, um acordo bilateral assume uma posição política muito interessante".
Alana Gandra