São Paulo, 27/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - Um aniversário de muito trabalho. Essa foi a maneira que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu para comemorar 58 anos. Lula passou o dia na capital paulista em meio a uma série de compromissos do XXII Congresso da Internacional Socialista, entidade que reúne os maiores partidos de esquerda do mundo. O presidente começou o dia fazendo o discurso de abertura do Congresso e acompanhando os debates ao longo da manhã. Depois de uma rápida pausa para almoço, Lula passou a tarde em encontros individuais com as autoridades mais destacadas do Congresso, além do presidente da África do Sul, Thabo Mbeki.
Depois de seis audiências durante toda a tarde, o presidente participou de jantar oferecido pelo Congresso em comemoração a seu aniversário. Mesmo com a agenda cheia, homenagens não faltaram para Lula. A primeira foi preparada por funcionários da Rolls-Royce, local onde Lula tomou o helicóptero que o trouxe de São Bernardo do Campo a São Paulo. Lula ganhou bolo, tirou fotos e ouviu o "Parabéns pra você". A segunda homenagem ocorreu no encerramento da manhã de debates da Internacional Socialista.
A banda de música contratada para animar o evento cantou "Parabéns", e a prefeita Marta Suplicy ofereceu um bolo onde estava escrito: "Feliz Aniversário Presidente". Para retribuir a homenagem, Lula deu o primeiro pedaço do bolo à prefeita. O presidente recebeu mais dois bolos oferecidos por funcionários da Presidência da República, como forma de parabenizá-lo pelo 58º aniversário.
Amanhã (28), Lula retoma as atividades cedo. A partir das 9h30, o presidente terá nove audiências com representantes de Moçambique, Mongólia, Montenegro, Nicarágua, Romênia, Sérvia, Suécia e Polônia, que estão no Brasil para o Congresso da Internacional Socialista. Às 15h, o presidente despachará normalmente no escritório regional da Presidência da República, em São Paulo. O presidente tem retorno para Brasília previsto para as 20h.