Porto Alegre, 27/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - Aumentou para 17 o número de municípios em situação de emergência no Rio Grande do Sul, em conseqüência dos temporais e do excesso de chuva no estado, sábado e domingo (25 e 26). As chuvas causaram muita destruição. Quatro pessoas morreram e há mais de 2.000 desabrigados. Além dos 17 que estão em situação de emergência, 18 muncípios comunicaram problemas à Coordenadoria da da Defesa Cicil, especialmente com a destruição de pontes e da rede elétrica.
Hoje, 50 equipes continuaram trabalhando para recuperação dos danos causados na rede elétrica. Rajadas de ventos que atingiram 102 quilômetros horários derrubaram árvores e postes, deixando vários municípios sem energia elétrica. Em Porto Alegre e cidades da região metropolitana, várias ruas foram totalmente alagadas pelas chuvas que caíram por cerca de 18 horas.
Os municípios mais atingidos foram: Bom Retiro do Sul; Palmeira das Missões; Bagé; São Miguel das Missões; Erexim; Giruá; Passo Fundo; Maraú; Trindade do Sul; Herval do Sul; Sertão; São Sebastião do Caí; Uruguaiana; Guarani das Missões; Soledade e Rio Pardo.