Berzoini acredita que Senado vote reforma da Previdência até o fim de novembro

27/10/2003 - 21h56

São Paulo, 27/10/2003 (Agência Brasil - ABr) - O governo federal espera que o processo de votação da reforma da Previdência no Senado seja o mais breve possível. A estimativa foi feita, há pouco, pelo ministro da Previdência, Ricardo Berzoini. A reforma inicia amanhã uma nova fase de tramitação no Senado, com a discussão no plenário. "O país espera ansioso por essa reforma, e eu creio que teremos a conclusão, o mais breve possível, mas com respeito total aos ritos e aos ritmos do Senado Federal". Berzoini mantém a sua previsão inicial, de que a refroma estaria votada até o final de novembro: "Eu acho mais do que factível".

Berzoini participou do 24º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão. Questionado sobre uma possível saída do governo na reforma ministerial, o ministro disse que não há qualquer discussão sobre isso no governo. "Parece que é apenas especulação", afirmou. Alguns veículos de imprensa informaram que Berzoini poderia deixar o Ministério da Previdência para disputar a sucessão na presidência da Câmara dos Deputados. Após elogiar a atuação do atual presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), Berzoini disse que está feliz com seu trabalho no Ministério e que uma eventual mudança será decidida somente pelo presidente Lula. "Estou extremamente satisfeito de realizar um trabalho importante em defesa da previdência pública no Brasil, e me sinto feliz onde estou", disse ele, garantindo que esse assunto nunca foi discutido com ele. "Se for, vou analisar no momento oportuno", afirmou.

O secretário de Comunicação de Governo, ministro Luiz Gushiken, também presente ao evento, destacou a oportunidade dos fundos de pensão participarem da parceria público-privada proposta pelo governo federal. "Acho que seria muito interessante que esses gestores pudessem se debruçar nessa proposta que faz o governo para ver se existem negócios que interessam a esses fundos", disse. "Nossa intenção", acrescentou Gushiken, é oferecer investimentos que ossibilitem retorno em atividades de logo prazo, o que é muito próprio para um fundo de pensão".