Brasília, 2/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - A importância da auto-avaliação, a mobilização da comunidade universitária e a necessidade de se criar modelos de referência para discutir os critérios de avaliação do ensino superior foram os principais temas tratados durante a primeira audiência pública realizada pela Comissão Especial de Avaliação da Educação Superior, que teve início hoje, 2, no auditório do Ministério da Educação.
O encontro, que teve início às 8h30 e terminou às 16h30, foi coordenado pelo presidente da Comissão, José Dias Sobrinho, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Estiveram presentes à reunião lideranças do ensino superior, como Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub) e da Andes, sigla do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior; além de dirigentes da sociedade civil organizada, como Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Central Geral dos Trabalhadores (CGT).
As entidades científicas deverão se manifestar durante reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece entre os dias 13 e 18 de julho, em Recife (PE). "Foi um momento importante para a comissão, que teve a oportunidade de ouvir as considerações, as críticas e as sugestões da sociedade", afirmou o coordenador executivo da Comissão Especial, Daniel Ximenes.
Amanhã, último dia da audiência pública, a comissão prossegue com suas atividades, a partir das 8h30.
Memória - A Comissão Especial de Avaliação da Educação Superior foi instalada em 29 de abril. Ela é formada por 20 membros, em sua maioria representantes das universidades públicas e privadas de várias partes do País. Ao criar a comissão, o ministro Cristovam Buarque disse que quer uma avaliação completa e constante do sistema de Educação Superior do Brasil. Ele quer saber, por exemplo, se a universidade brasileira está na vanguarda da criação do pensamento; se está cumprindo o papel de divulgadora do conhecimento; e se é um instrumento de facilidade para o aluno adquirir emprego e ser profissional.