pauta

02/07/2003 - 23h19

Brasília, 2/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O Governo japonês formulou convite ao Brasil para co-presidir reunião informal de representantes governamentais sobre temas afetos ao futuro do Protocolo de Quioto. A reunião, que se realiza em Tóquio, no período de 2 a 4 de julho, é co-presidida pelo Brasil e pelo Japão, com o objetivo de contribuir, de maneira direta, para encaminhar o futuro debate sobre o segundo período de cumprimento do Protocolo de Quioto (pós-2012).

Foram convidados para participar do mencionado evento os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Irã, Índia, México e Reino Unido.

O temário do seminário prevê basicamente três tópicos: i) as ações adotadas no plano doméstico com vistas à redução de emissões de gases de efeito estufa; ii) a interação dessas iniciativas com o Protocolo de Quioto; e iii) o futuro do regime internacional de mudança do clima.

A delegação brasileira é chefiada pelo Ministro Everton Vieira Vargas, Diretor-Geral do Departamento de Meio Ambiente e Temas Especiais do Itamaraty, e integrada pelo Dr. José Domingos Gonzales Miguez, Coordenador Geral de Mudanças Globais de Clima, Meteorologia, Climatologia e Hidrologia do Ministério de Ciência e Tecnologia, além de funcionários diplomáticos.

A co-presidência do Brasil na reunião de Tóquio reforça o engajamento do Governo brasileiro no êxito do regime internacional sobre mudança do clima e na pronta entrada em vigor do Protocolo de Quioto.

Durante a estada em Tóquio, os membros da delegação brasileira, além de participarem do seminário, devem manter encontros bilaterais com representantes japoneses dos setores governamental, acadêmico, empresarial e industrial, com vistas a discutir energias renováveis, especialmente o álcool combustível e seus aspectos ambientais.