pauta

02/07/2003 - 23h13

Brasília, 2/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Os empresários que fazem parte da Associação Brasileira de Empresários pela Cidadania (Cives) aceitaram o desafio proposto pelo ministro da Educação, Cristovam Buarque, e começam amanhã a alfabetizar todos os seus funcionários que ainda não sabem ler e escrever. A proposta surgiu durante encontro entre o ministro e outras autoridades do MEC com os empresários, realizado hoje, 2, em São Paulo.

Segundo o presidente da Cives, Dilermando Allan Filho, todas as empresas associadas vão colocar em suas sedes placas informando quantos funcionários analfabetos ainda existem na empresa e quantos já foram alfabetizados. A primeira placa será colocada na empresa Fersol, localizada na cidade paulista de Mairinque e presidida por um dos coordenadores da entidade, Michael Haradom.

O ministro explicou aos empresários que a idéia do MEC é que os neo-alfabetizados prossigam estudando e ingressem no ensino fundamental. Ele detalhou ainda os programas do ministério para incentivar estes alunos, como o programa de Leituração. "Mais importante que aprender a decodificar os símbolos da escrita é que eles desenvolvam o gosto de ler cada vez mais", disse Cristovam.