Saúde assina convênio com a Pastoral da Criança

02/07/2003 - 20h22

Brasília, 2/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - O ministro da Saúde, Humberto Costa, assinou hoje convênio no valor de R$ 20 milhões com a Pastoral da Criança para desenvolver ações básicas de saúde, nutrição e educação, que visem reduzir a mortalidade materno-infantil, diminuir risco de epidemias e melhorar a qualidade de vida da população residente nas periferias das cidades e em zonas rurais.

O convênio, com prazo de 12 meses, beneficia mais de 32 mil comunidades, em 3.549 municípios de todos os estados brasileiros. O termo prevê a manutenção de uma rede solidária formada por voluntários em apoio às famílias carentes, em especial mães ou responsáveis pelas crianças.

As ações desenvolvidas compõem um conjunto de práticas educativas focadas na capacitação das famílias para os cuidados com a criança, como aleitamento materno, imunização, controle das doenças diarréicas e infecções respiratórias agudas, recuperação da desnutrição, vigilância nutricional, uso de alimentos regionais e prevenção de acidentes domésticos.

A pastoral ainda desenvolve atividades de educação para sexualidade e o planejamento familiar natural e cuidados com as pessoas na terceira idade. Os recursos do Ministério da Saúde também permitirão a capacitação de pessoas para atuar no controle social das políticas públicas, principalmente como conselheiros dos conselhos municipais de Saúde e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Para aumentar o grau de informação da população sobre os cuidados em saúde, a pastoral também realizará a capacitação de comunicadores e aperfeiçoará o sistema de produção, gerenciamento e disseminação da informação na área para melhorar a atuação das lideranças comunitárias e dos formuladores de políticas públicas locais.