Campo Grande implanta cartão SUS integrado

12/04/2002 - 20h44

Campo Grande, 12 (Agência Brasil - ABr) - Campo Grande é a primeira cidade do país a implantar o Cartão SUS Integrado. A secretaria municipal de Saúde (Sesau) está intensificando a entrega dos 378 mil cartões do Sistema Único de Saúde (SUS), enviados pelo Ministério da Saúde, de um total de 420 mil pessoas cadastradas em Campo Grande. É a quarta cidade do país a utilizar o sistema on-line de informação e a primeira a oferecer o Sistema Único de Saúde  (SUS) integrado no município. Com isso, as informações sobre a ficha médica do usuário estarão disponíveis on-line em qualquer unidade de saúde da capital.

Segundo a diretora de informática da Sesau e coordenadora da implantação do Cartão SUS na capital, Luzia Alencar, a distribuição dos cartões, começou no final de janeiro, e tem por finalidade agilizar e facilitar o atendimento dos usuários. "A entrega está sendo realizada pelos próprios Agentes Comunitários de Saúde que fizeram o cadastramento", informou Luzia. Os usuários que não se cadastraram também serão atendidos.

A diretora apela aos usuários que mudaram de endereço, que procurem qualquer uma das Unidades de Saúde do município para que façam a alteração do cadastro informando a nova residência. "Como todo o Sistema de Saúde do município é informatizado, o usuário irá receber o seu cartão no novo endereço, entregue pessoalmente pelo Agente de Saúde", informa.

Os administradores das unidades de saúde também passarão a ter acesso eletrônico a um Cadastro de Usuários de forma a possibilitar a identificação individualizada de cada pessoa. As novas medidas também irão auxiliar na elaboração de protocolos clínicos e na modernização de instrumentos de gerenciamento do atendimento aos pacientes. "Com a implantação do Cartão, além de coibir as fraudes, o Ministério da Saúde e as prefeituras poderão monitorar o controle das endemias", informa Luzia.