Amaral encerra encontro de Metrologia no Rio

12/04/2002 - 20h50

Rio, 12 (Agência Brasil-ABr) - O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Amaral, participou do encerramento do Encontro Internacional de Metrologia e Qualidade, no Rio de Janeiro. O ministro agradeceu aos 65 palestrantes que, durante quatro dias, discutiram a necessidade da linguagem metrológica como uma das bases do sistema produtivo de um país. "As empresas que buscam o mercado externo sabem o quanto é essencial manter um padrão de qualidade de seus produtos, padrão que precisa estar em conformidade com o mundo globalizado".

O minsitro voltou a tocar na questão do aço. Disse que nunca foi excluída a possibilidade de o Brasil aumentar as tarifas de importação do produto, e afirmou que, anteriormente, o governo decidiu não optar pelo aumento de tarifas "porque, na ocasião, tínhamos pouca informação para tomar esse tipo de decisão". O aumento das tarifas é um pedido do Instituto Brasileiro de Siderurgia (IBS) que teme uma "inundação" de aço importado no Brasil pelo possível "desvio" de parte da produção que era vendida em países que fecharam o mercado, como os Estados Unidos.

O ministro, que chegou de viagem de dez dias à China e à Índia, disse que quer se inteirar do que ocorreu no setor nesse período, antes de dar novas declarações sobre o assunto.