Secretaria de Saúde do DF pretende vacinar 450 mil pessoas contra a gripe

15/04/2013 - 12h09

Da Agência Brasil

Brasília – A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) inicia nesta segunda-feira (15) a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A meta é que 80% da população alvo seja imunizada. Em 2012, o governo do DF ultrapassou a meta estipulada e vacinou 89% do público-alvo.

Segundo a subsecretária da Saúde, Marília Cunha, a meta deve ser alcançada. "Esta vacina é de suma importância para a população, esperamos mais uma vez alcançar a meta proposta. A expectativa é que mais de 450 mil pessoas sejam imunizadas", afirma.

O público-alvo da campanha são pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da área de saúde, indígenas, crianças na faixa etária de seis meses e menores de dois anos, gestantes e a população carcerária. Em 2013, mulheres em período de puerpério (até 45 dias após o parto) também vão receber a dose.

Outra novidade é que pacientes com doenças crônicas, entre dois e 59 anos de idade, podem ser imunizados nos postos de saúde e não apenas nos centros de referência. Basta apresentar uma prescrição médica no ato da vacinação.

Durante toda a campanha, nos dias úteis, o público-alvo deve procurar as salas de vacinação de rotina nas regionais de saúde do DF, com atendimento das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h para receber a dose. No sábado (20), dia de mobilização nacional (Dia D), 128 postos de vacinação funcionarão das 8h às 17h, em toda a capital federal. Pessoas que não podem se locomover, presidiários e instituições de idosos devem ligar para o disque saúde (160) e solicitar o agendamento para aplicação da dose, após o dia 26 de abril.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai até o dia 26 de abril, tem como principal objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelos vírus da influenza na população alvo. No DF, serão distribuídas 500 mil doses que, este ano, protegem contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B.

 

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil