Cariocas começam a se vacinar contra gripe

15/04/2013 - 15h14

Da Agência Brasil


Rio de Janeiro - Desde as primeiras horas de hoje (15), muita gente já estava na fila em frente à Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, na zona norte da capital fluminese, para se vacinar contra a gripe. No local, foi lançada a campanha na cidade, que começou também em todo o país. Por volta das 8 horas, os pacientes começaram a ser atendidos, e o serviço prosseguiu sem problemas ao longo da manhã.

Para a doméstica Solange Aparecida, que levou a filha Luana, de 1 ano e 8 meses, para tomar a vacina, incentivou que as pessoas compareçam aos postos de saúde. "Tomara que todos venham e possam se vacinar, eu vou falar para todas as minhas amigas que tem filho pequeno e para minha mãe e meu pai que têm mais de 60 anos. Não quero que ninguém fique doente porque não tomou a vacina", disse.

O público-alvo são idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a 2 anos, indígenas, gestantes, mulheres no puerpério (período de até 45 dias após o parto), doentes crônicos e profissionais de saúde. No total, 1.334.371 pessoas estão nos grupos prioritários para vacinação no município do Rio. A meta, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é imunizar pelo menos 80% de cada grupo, que juntos representam 1.067.497 pessoas.

De acordo com o subsecretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o objetivo principal é evitar internações e mortes em decorência da gripe.
"Nossa expectativa é que os cidadãos venham em grande número para tomar a vacina. Esse trabalho visa a salvar vidas. Não podemos permitir que as pessoas tenham qualquer tipo de complicação por conta de uma gripe que poderia ter sido evitada", disse.

Ao todo, 130 postos de saúde e 70 clínicas da família vão oferecer gratuitamente a vacina, que protege contra subtipos de influenza: A (H1N1), a gripe suína, A (H3N2) e B. As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h até o dia 26 de abril. No sábado (20), ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional contra Gripe, quando serão montados pontos de vacinação em igrejas, centros comunitários e creches. Os endereços dos postos de vacinação podem ser consultados pelo telefone 1746 ou pelo site da prefeitura do Rio.

 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil