Primeiro ataque suicida após chegada de franceses mata o homem-bomba e fere soldados no Mali

08/02/2013 - 9h41

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Um homem-bomba provocou hoje (8) uma explosão na cidade de Gao, no Norte do Mali (África). A ação ocorreu em uma área próxima o local onde estavam soldados que pertencem às forças do governo. O homem-bomba morreu e alguns soldados ficaram feridos. Desde o início do mês passado, os confrontos armados no Mali se intensificaram, após a chegada de militares franceses na região – disputada entre o governo e grupos extremistas islâmicos.

Gao é a maior cidade do Norte do Mali e foi retomada, no último dia 26, por tropas francesas e das forças oficiais do governo, durante combate com grupos extremistas que estavam na região há meses.
 
O ataque suicida de hoje foi o primeiro desde o início da operação militar francesa e ocorre um dia depois de o Movimento para a Unidade e Jihad na África Ocidental (Mujao) reivindicar a instauração de minas terrestres e ataques a colunas militares.

“O Mujao é responsável pela explosão de duas viaturas do Exército maliano entre Gao e Hombori [no Norte do Mali]”, disse o porta-voz do grupo, Abu Walid Sahraoui.

Na quarta-feira (6), quatro soldados do Mali morreram quando o veículo em que estavam passou sobre uma mina terrestre na estrada entre Douentza e Gao. Dois soldados já haviam morrido na mesma estrada.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante