Semana Universitária da UnB orienta estudantes do ensino médio na escolha de profissão

23/10/2012 - 22h52

Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Até sexta-feira (26), estudantes e a sociedade de Brasília e do Entorno do Distrito Federal participam da Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB) 2012. Mais de 480 atividades, entre oficinas, palestras, seminários, conferências e apresentações movimentarão a semana, com destaque para a Mostra dos Cursos de Graduação que orientará estudantes do ensino médio na escolha da futura profissão.

O evento, foi aberto ontem (22) e é realizado simultaneamente nos quatro campi da instituição — na Asa Norte, Ceilândia,  Planaltina e no Gama — e em outros pontos do Distrito Federal e do Entorno.

O tema deste ano é Ciência, Inovação Tecnológica e Sociedade: o Projeto da UnB Cinco Décadas Depois e traz uma reflexão sobre  as potencialidades e realizações da Universidade de Brasília, que completa 50 anos em 2012. Além de trabalhos apresentados por estudantes universitários e pesquisadores, a Semana Universitária também possibilita aos estudantes do ensino médio conhecer a dinâmica dos cursos oferecidos pela instituição.

É o caso das estudantes do terceiro ano do ensino médio, Thamires Aguiar e Denise Rodrigues. Elas estudam no Centro Educacional São Francisco, escola pública situada em São Sebastião, no Distrito Federal. Participando pela primeira vez da Semana Universitária, as estudantes disseram-se surpresas com  o que viram.

“Está sendo uma novidade para mim. Acho que o espaço serve para a pessoa se identificar, ver se é aquilo mesmo que ela quer, conhecer mais o espaço da universidade”, disse Thamires, que já definiu a área em que espera estudar. “Eu gostei muito do laboratório de anatomia, descobri que eu tenho muito interesse pela área da saúde”.

Já Denise aproveitou para elogiar a programação focada na diversidade cultural. “Eu aprendi muito sobre a cultura indígena e sobre os orixás. É bem interessante ver uma cultura que o Brasil tem”, disse.

A Semana Universitária ocorre anualmente e expõe toda a produção acadêmica da UnB. De acordo com a organização, a expectativa é superar o público da edição anterior, estimado em 43 mil pessoas. Além da Mostra de Cursos, a programação traz atividades variadas, com destaque para o 18º Congresso de Iniciação Científica da UnB, com os resultados das pesquisas realizadas por estudantes universitários de diferentes instituições de nível superior do Distrito Federal.

Outro destaque é a realização do Festival Latino-Americano de Arte e Cultura (Flaac), inserido na programação da semana. O evento, que será encerrado no dia 27, reúne estudantes, artistas e produtores culturais não só da América Latina, mas também do continente africano, com o objetivo de apresentar as influências que esses dois continentes tiveram na formação cultural do Brasil.

A programação completa da 12ª Semana Universitária da UnB pode ser encontrada no site www.semanauniversitaria.unb.br.

Edição: Fábio Massalli