Série de ataques deixa cinco mortos e 25 feridos na fronteira entre Israel e Egito

18/08/2011 - 11h23

Da BBC Brasil


Brasília - Homens armados atacaram hoje (18) dois ônibus civis israelenses que viajavam em direção ao Sul de Israel, perto da fronteira com o Egito, deixando pelo menos cinco mortos e 25 feridos. Os ataques começaram quando homens abriram fogo contra um ônibus que viajava para a cidade de Eilat. Há suspeitas de que uma bomba tenha sido usada para explodir um dos veículos.

De acordo com a mídia local, uma bomba explodiu na estrada, atingindo um segundo ônibus e deixando mais feridos. Soldados israelenses perseguiram e trocaram tiros com os supostos autores dos dois ataques.

Em comunicado, as Forças de Defesa de Israel informaram que os oficiais ainda tentam obter informações sobre um possível terceiro ataque, ainda não confirmado. O documento acrescenta ainda que os ataques foram feitos por um "grupo terrorista infiltrado em Israel".

Autoridades israelenses disseram que o primeiro ataque teve como alvo um ônibus, que levava passageiros da cidade de Beersheba até Eilat, um balneário, no extremo sul do país. O ônibus transportava turistas e alguns soldados, segundo relatos.

Após a emboscada, o motorista do ônibus continuou dirigindo até uma base militar próxima, onde os feridos receberam tratamento de emergência antes de serem enviados de helicóptero para um hospital em Eilat.

O Exército de Israel confirmou apenas que quatro soldados foram “moderadamente feridos e um soldado foi levemente [ferido]”. O médico de um hospital de Eilat, Rosif Rosenblum, disse que 25 pessoas feridas foram levadas para receberem tratamento, uma delas está em estado grave. A maioria dos feridos era soldados, de acordo com o médico.