Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a farmacopeia dos Estados Unidos assinaram hoje (18) um acordo para capacitação dos profissionais brasileiros que atuam na padronização da farmacopeia no país. Aproximadamente 500 profissionais deverão ser capacitados. O acordo é voltado para atividades de educação entre a Anvisa, os comitês da farmacopeia brasileira e a U.S Pharmacopeia Convention, responsável pela farmacopeia norte-americana.
A farmacopeia é o catálogo oficial das normas, informações, e formulações utilizado como padrão de qualidade para os laboratórios produtores e pesquisadores. De acordo com a Anvisa, trata-se de um documento estratégico para que o país tenha autonomia na produção de medicamentos.
“A farmacopeia americana é uma das mais antigas do mundo e conta com o número grande desses critérios bem definidos. Nós entendemos que é oportuno aproveitar as experiências que eles já desenvolveram ao longo desse tempo”, disse o presidente da Anvisa, Dirceu Barbano.
No Brasil, a farmacopeia vem sendo publicada desde 1929. A última edição foi lançada em dezembro de 2010.
Edição: Aécio Amado