Presidente do Peru instala conselho para melhorar sistema público de segurança

18/08/2011 - 13h37

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Peru, Ollanta Humala, instala hoje (18) o Conselho Nacional de Segurança Cidadã e de Política de Combate à Criminalidade. O objetivo do órgão é melhorar o sistema público de segurança no país. O conselho contará com o apoio do ministro do Interior, Oscar Valdés Dancuart, o presidente do Poder Judiciário, César San Martín, o procurador-geral, José Peláez, autoridades regionais e municipais.

Ao assumir o governo no último dia 28, Humala disse que a segurança pública é uma prioridade de sua administração e comprometeu-se a reverter a ausência de políticas públicas para o setor. A ideia é que o conselho concentre as atenções, inicialmente, em áreas consideradas de conflito, como em San Jacinto, no distrito de La Victoria, na região metropolitana de Lima.

O ministro do Interior, Oscar Valdés Dancuart, informou que Humala deu “instruções rigorosas para eliminar os focos [de violência]". O conselho deverá se concentrar nos casos de apreensão de drogas, objetos roubados e diversos tipos de crimes.

*Com informações da agência pública de notícias do Peru, Andina.Edição: Graça Adjuto