Lula participa no Paraná de comemoração dos 110 anos da Klabin

14/04/2009 - 6h43

Lúcia Norcio
Repórter da Agência Brasil
Telêmaco Borba (PR) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa hoje (14), em Telêmaco Borba,  no Paraná,  da comemoração dos 110 anos da indústria Klabin, atualmente a maior fábrica de papéis do país. A Unidade Monte Alegre está entre as dez maiores fábricas integradas de papel e celulose do mundo, posição alcançada em setembro de 2008 , quando, segundo a assessoria de imprensa, foi inaugurado o Projeto de Expansão MA-1100.  De 700 mil toneladas de papéis por ano, a unidade paranaense passou a produzir 1,1 milhão.  

De acordo com a assessoria,com a expansão, a capacidade total da empresa passou de 1,6 milhão para2 milhões de toneladas/ano de papéis para embalagens. O destaque foi a aquisição da Máquina de Papel MP9, de 250 metros de comprimento - considerada a mais moderna do mundo para fabricar papel cartão.A Unidade Monte Alegre da Klabin que o presidente visita hoje é relevante na  história do moderno setor industrial brasileiro.  Sua trajetória  será mostrada a ele,  lembrando que com a Segunda Guerra Mundial  em curso, Getúlio Vargas deu início ao plano de substituição de importações para produzir  itensessenciais que já faltavam naquele início dos anos 1940, entre eles opapel imprensa. A fábrica começou a ser construída em 1942 para atenderàquela demanda. Foi inaugurada em 1945, com uma produção depapel numa escala até então inédita no país. Nos relatos da empresaconsta a informação de que  já em 1946 eram produzidas 40 mil toneladas de papel. Com a modernização, atingiu em agosto de 2008 a marca de 20 milhões de toneladas (líquidas) de papel. produzidas em toda a sua história.

O grupo Klabin produz, exporta e recicla papéis em  17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. As florestas da Klabin no Paraná, que somam 270 mil hectares entre plantações de eucalipto e pínus e matas nativas, foram as primeiras do Hemisfério Sul a receber o selo FSC (Forest Stewardship Council), a entidade mais atuante do mundo no monitoramento das melhores práticas de gestão florestal e  atividades derivadas. O modelo de plantio praticado pela Klabin,chamado de mosaico, mescla florestas plantadas com áreas de matasnativas entremeadas, formando corredores ecológicos que permitiram aidentificação de várias espécies de animais, algumas consideradas raras. A Klabin tem, para cada 100 hectares de florestas plantadas, 83 hectares de matas nativas preservadas.No balanço de suas atividades de 2008 e expectativas para 2009, a direção da empresa  afirmou estar  preparadapara enfrentar os desafios deste ano, preservando recursos em caixa ebuscando melhores resultados graças ao aumento de competitividade  e fortalecimento das exportações.