TV Brasil assina acordo com Centro de Estudos para América Latina

28/09/2005 - 21h47

Érica Santana
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A TV Brasil – Canal Integración e o Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina (Ciespal) firmaram hoje (28) um acordo de cooperação. O documento foi assinado pelo presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, e pelo diretor-geral da Ciespal, Edgar Jaramillo durante o encerramento do Seminário sobre Televisão e Integração na América do Sul.

"Com a assinatura desse convênio vamos poder integrar uma rede de produção de programas de televisão que permitirá um intercâmbio para nos conhecermos melhor", disse Edgar Jaramillo.

Atualmente, a TV Brasil mantém parceria com dez países – Colômbia, Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Bolívia, Peru, República Dominicana, Equador e Paraguai. Depois de duas transmissões experimentais, o canal entrará no ar ao longo do mês de outubro inicialmente com quatro horas de programação inédita num total de 16 horas diária de transmissão, segundo informou o presidente da Radiobrás.

Para o diretor-geral da Ciespal, a assinatura desse convênio rompe com a visão comercial integração. "É um passo muito importante porque depois de tanto tempo buscando alternativas para que nós nos comunicássemos e para que a integração deixasse de ser apenas um processo econômico e comercial era indispensável estabelecer canais de comunicação que nos permitissem conhecer a nossa cultura, os nossos povos".

Jaramillo espera, no entanto, que a aproximação também estreite os laços comerciais entre os países. "A integração econômica será facilitada a partir do momento que nós nos conhecermos melhor, que construirmos nossas identidades nacionais. Isso vai nos dar mais forças para encontrar caminhos para a integração", defende Jaramillo.

A TV Brasil é uma iniciativa inédita que reúne os poderes Judiciário, Legislativo e Executivo brasileiros e pode ser sintonizada por meio do satélite NSS - 806, da empresa Newskies.