Trajetória política de Arraes teve início em 1947

13/08/2005 - 13h08

Brasília - Miguel Arraes de Alencar fez carreira política em Pernambuco. Ele nasceu em 16 de dezembro de 1917, na cidade de Araripe (CE), sétimo filho e único homem de uma família de pequenos agricultores. Em 1932, concluiu o curso secundário em sua cidade natal e foi para o Rio de Janeiro estudar Direito.

Devido a dificuldades financeiras, foi para o Recife (PE), onde prestou concurso para o Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA). Aprovado, começou a carreira de funcionário público. Em 1947, Arraes ingressou na política, indicado para a chefia da Secretaria da Fazenda pernambucana pelo ex-presidente do IAA.

Em 1950, elegeu-se deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD). Em 1959, o então secretário estadual da Fazenda vence as eleições para a prefeitura do Recife pelo Partido Social Trabalhista (PST). Arraes conquistou o governo pernambucano em 1962, apoiado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Sua marca foi a realização de uma administração popular.

O seu governo foi responsável, por exemplo, pelo Acordo do Campo, uma negociação entre as ligas camponesas e os usineiros que estendeu o salário mínimo aos trabalhadores rurais. Em 1964, com o golpe militar, Arraes foi deposto e seguiu para o exílio na Argélia.

O político só retornou ao Brasil em 1979, com o processo de distensão política iniciada pelo governo do general Ernesto Geisel. Arraes retomou suas atividades políticas assim que voltou ao país, ingressando no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB).

Nas eleições de 1980, foi o deputado federal mais votado do Nordeste e, quatro anos depois, retornou ao governo de Pernambuco pelo voto popular. Em 1990, Arraes deixou o PMDB e filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), pelo qual se elegeu deputado federal no mesmo ano. De 1994 a 1998 ocupou pela terceira vez o cargo de governador de Pernambuco.

Uma das oito vagas de deputado federal pela bancada pernambucana foi a última conquista de Miguel Arraes na sua trajetória política, iniciada em 1947.