Consórcio liderado pela Embraer vai privatizar indústria aeronáutica portuguesa

24/12/2004 - 13h50

Rio, 24/12/2004 (Agência Brasil - ABr) - Um consórcio liderado pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) ganhou o processo de privatização da Indústria de Aeronáutica de Portugal (Ogma) e vai adquirir 65% do capital do governo português no empreendimento, por 11,4 milhões de euros.

A Embraer tem 99% do capital do consórcio Airholding SGPS e 1% é da European Defense and Space Company (Eads). O anúncio da vitória na privatização da empresa portuguesa foi feito ontem na Europa pela Empresa Portuguesa de Defesa (Empordef), controladora da Ogma, e divulgado hoje no Rio de Janeiro pela Assessoria de Imprensa da Embraer.

Com a operação, a Embraer vai ampliar sua presença na Europa, onde está desde 1983, por meio de sua subsidiária Embraer Aviation International. A Assessoria revelou que a OGMA trabalha na manutenção de aeronaves e seus componentes, reparos e produção desde 1918, constituindo uma das mais renomadas companhias da indústria aeronáutica européia, com 1,7 mil enmpregados. As vendas da empresa, no ano passado, somaram 107 milhões de euros.

A participação da Eads no consórcio com a Embraer poderá se elevar dos atuais 1% para até 30%. A operação de compra da OGMA está sujeita ainda à aprovação pelos organismos antitruste europeus, prevista para ocorrer em 60 dias, segundo a assessoria da Embraer.