Silva Diniz
Repórter da Agência Brasil
São Luís - A fiscalização da Delegacia Regional do Trabalho no Maranhão (DRT), começa a receber a documentação dos pescadores com direito ao seguro desemprego durante o período da Piracema, quando a pesca é restringida para permitir a reprodução das espécies.
No município de Pindaré-Mirim, a procura pelo benefício está sendo grande pelos pescadores da região. Com a restrição da pesca, os profissionais cadastrados na Colônia dos Pescadores, terão o direito ao seguro desemprego durante os meses em que não poderão exercer as atividades pesqueiras.
Esta semana, os pescadores começaram a entregar os documentos para ter direito ao benefício oferecido pelo governo federal. A associação dos pescadores de Pindaré tem 1.600 associados, mas apenas 420 vão ter direito a receber o salário mínimo (R$ 260,00) por quatro meses.Segundo os pescadores, mesmo sendo apenas um salário mínimo, o dinheiro vai ajudar em muito nas despesas de casa.
Os documentos necessários para os pescadores requerererem seguro desemprego são : declaração do exercício da atividade, carteira de associado da Colônia de Pescadores, da Secretaria de agricultura e Pesca , número do PIS, carteira de identidade e o CPF.
Os pescadores informaram que mesmo sendo apenas um salário mínimo, o dinheiro vai ajudar em muito nas despesas de casa.
Durante o período da Piracema, cada pescador só pode retirar dos rios cerca de 5 quilos de peixe para a venda e três quilos para o consumo de suas famílias.