Lula oferece churrasco ao presidente chinês na Granja do Torto

13/11/2004 - 14h48

Saulo Moreno
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente chinês Hu Jintao deixou a Granja do Torto, onde participou de um churrasco oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Participaram também do almoço os ministros Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Roberto Rodrigues, da Agricultura, Eduardo Campos, da Ciência e Tecnologia, Dilma Roussef, de Minas e Energia, Celso Amorim, das Relações Exteriores, e Antonio Palocci, da Fazenda. Também almoçaram no Torto os presidentes da Petrobras, José Eduardo Dutra, e da Companhia Vale do Rio Doce, Roger Agnelli.

Lula ofereceu a Jintao um churrasco tradicional, que teve como prato principal a costela de ripa, que demora 12 horas para ser preparada. Também serviu vinho produzido no Brasil, com uvas cultivadas na região do Vale do São Francisco, no Nordeste.

Ao receber o presidente chinês, Lula mostrou a churrasqueira do Torto, falou sobre a preparação das carnes e depois visitou uma criação de peixes que mantém na granja. Ele provocou a curiosidade do presidente chinês quando mostrou um pé de jabuticaba carregado de frutas.

Da Granja do Torto, o casal presidencial chinês seguiu para a Base Aérea de Brasília, onde embarca com destino ao Rio de Janeiro. A chegada à cidade está prevista para as 17h10. À noite, às 20 horas, Hu Jintao terá encontro reservado com a governadora Rosinha Matheus no Palácio das Laranjeiras, onde participa, em seguida, de jantar.