Liga Futsal tem artilheiro fora dos padrões

09/07/2003 - 17h03

Brasília, 9/7/2003 (Agência Brasil - ABr) - Diz o ditado que as aparências enganam. No caso do artilheiro da Liga Futsal, com 25 gols, Sérgio Luiz Lucas, o Serjão, pivô da Ulbra, o ditado popular cabe como uma luva. Com1m83 de altura e 106kg, o atleta não tem o perfil da maioria dos jogadores da modalidade, que costumam ser mais baixos e leves. Mas, esta diferença não impede que Serjão mostre em quadra muita habilidade com a bola.

O pivô está no futsal desde 1997 e sempre lutou contra o peso. "Vivo de dieta, sempre quero perder peso. Neste ano, estou tendo um acompanhamento com uma nutricionista e está sendo muito bom. Em 2001, quando atuava no Banespa, fui para um spa e perdi 5kg", comentou Serjão.
A "diferença" com os demais faz com que ele escute algumas gracinhas. "Já estou acostumado. Me chamam de urso, gordo e baleia, mas eu não sou o mais guloso do time", entregou o pivô.

O preparador físico da Ulbra, João Carlos Romano, disse que Serjão tem 15% de gordura no corpo e a média dos jogadores é de 11%. "Ele tem uma estrutura física grande e não vai chegar nunca nesta média. Visualmente, ele parece gordo, mas tem muita massa muscular. Procuro adaptar o melhor momento dele jogando com as variações corporais para determinar o peso ideal do atleta. Nesta fase semifinal, o volume de treinos diminui e, com isso, a porcentagem de gordura aumenta, mas, mesmo assim, o Serjão está num bom momento", explicou o preparador. "Mesmo com uma estrutura grande, o atleta tem velocidade e arranque, e isto é muito importante."

Hoje, a maior preocupação do jogador não é o peso e nem a artilharia. Serjão quer levar a sua equipe para a final da Liga Futsal. "Fizemos uma primeira fase boa, iniciamos bem a segunda fase e no returno caímos de rendimento. Mas agora é outra história, temos que esquecer o que passou e dar tudo neste momento para assegurar uma vaga na final. Prefiro não fazer mais gols e ver o meu time campeão", declarou o jogador, lembrando que esta é a sua primeira semifinal na Liga.

A Ulbra iniciou o primeiro jogo da semifinal com derrota (4 a 2 para o ECB / São Bernardo), na
noite de segunda-feira (7). As equipes voltam à quadra na próxima segunda-feira (14), no Ginásio Cidade de São Bernardo, em São Bernardo do Campo (SP), sendo que, para conquistar a vaga, o time gaúcho tem que vencer e forçar a prorrogação, na qual também terá de obter o resultado
positivo, pois o ECB / São Bernardo teve melhor campanha na fase eliminatória.