Presídio federal em Campo Grande (MS) abrigará 200 presos

21/05/2003 - 18h56

Brasília, 21/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - A construção do primeiro presídio federal, em Campo Grande (MS), deve começar em agosto, com investimentos de R$ 12 milhões. O presídio vai receber 200 presos de alta periculosidade, principalmente aqueles ligados ao crime organizado e sentenciados federais que estão cumprindo pena nas penitenciárias do Estado. Os prédios terão quatro alas, cada uma com capacidade de abrigar 50 detentos, e ambulatórios.

Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul, deputado Dagoberto Nogueira, o presídio federal vai desafogar o sistema penitenciário estadual. "Com a construção desse presídio, nós vamos colocar todos esses presos de alta periculosidade e, com isso, nós vamos poder recuperar os nossos presos, tirando do ócio e trabalhando para que possamos devolvê-los a sociedade", destacou. O secretário e o prefeito de Campo Grande, André Puccinelli, se reuniram, hoje, com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, para oficializar a doação de terreno à União para a construção do presídio.

A construção de mais dois presídios federais já está confirmada: no município de Portão, no Rio Grande do Sul, e no Distrito Federal. A construção dos presídios será custeada pelo Fundo Penitenciário Nacional. O orçamento do Fundo previsto para este ano é de mais de R$ 217 milhões. Dados recentes mostram que, hoje, o Brasil possui uma população carcerária de 258 mil presos. O déficit no sistema prisional nacional chega a aproximadamente 100 mil vagas.