PT suspende dois membros de sua bancada por ofensa ao presidente Lula

21/05/2003 - 22h34

Brasília, 21/5/2003 (Agência Brasil - ABr) - A bancada do PT decidiu há pouco, por 57 votos favoráveis e oito contrários, suspender os deputados João Fontes (SE) e Luciana Genro (RS) por tempo indeterminado, encaminhando ao Conselho de Ética a suspensão para que ele decida as penalidades a serem aplicadas aos dois parlamentares.

Segundo o líder do partido, deputado Nelson Pellegrino (BA), a bancada considerou grave e ofensivo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva as declarações dos dois parlamentares e a divulgação de fita contendo declarações do presidente. Pellegrino informou, ainda, que os dois parlamentares continuam filiados ao partido, mas estão suspensos das atividades da bancada.

Ele destacou que a atitude dos dois é grave e fere a figura do presidente da República. Com a decisão, os suspensos estão desligados do PT, não falam mais pela bancada e nem a representam, informou o presidente do partido, José Genoíno. O deputado João Fontes justificou-se, afirmando que não cometeu nenhum delito e que não houve nenhuma intenção de ferir a figura do presidente da República, assim como não houve qualquer ofensa. Ele considerou ainda injusta a punição, da mesma forma que a deputada Luciana Genro, e disse que vai se defender no Conselho de Ética.