Candidatos à prefeitura de Florianópolis mobilizam centenas de pessoas durante caminhada pela orla

27/10/2012 - 15h39

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Florianópolis - Às vésperas do segundo turno da eleição municipal e tecnicamente empatados segundo as últimas pesquisas, os dois candidatos à prefeitura de Florianópolis levaram, juntos, uma multidão a percorrer, hoje (27), a Avenida Beira-Mar Norte.  

Embora os simpatizantes de Gean Loureiro (PMDB) e de Cesar Souza Júnior tenham se reunido no mesmo horário, separados por algumas centenas de metros, e feito o mesmo percurso até o Mercado Central, as caminhadas transcorreram tranquilamente, sem qualquer incidente ou tumulto, sob sol forte. Provocação mesmo só no final, quando Loureiro e Cesar já haviam deixado o local e, por alguns instantes, correligionários passaram a disputar quem gritava mais alto o nome de seu candidato.

Loureiro deixou o Mercado Central poucos minutos antes de Souza chegar com seu grupo. Ambos agradeceram os votos recebidos no primeiro turno, receberam os cumprimentos de eleitores e conhecidos, conversaram com os comerciantes e, cientes do valor de cada voto em um pleito que, ao que tudo indica, deverá se definir com uma diferença pequena de votos, tentaram conquistar a confiança dos eleitores indecisos.  

Segundo a última pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope, ontem (26) a noite, os dois candidatos estão tecnicamente empatados. Com 51%, Souza tem uma ligeira vantagem sobre Loureiro, que aparece com 49%, mas como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para cima e para baixo, os números apontam para uma situação ainda incerta.

O resultado é semelhante ao de outros levantamentos divulgados nos últimos dias.

No primeiro turno, Souza, que tem 33 anos e é deputado estadual licenciado, terminou em primeiro lugar, com 76.024 ou 31,6% dos votos válidos. Já Loureiro, deputado federal licenciado de 40 anos, conquistou 65.678 ou 27,3% dos votos válidos.

Edição: José Romildo