Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - A prefeitura do Rio confirmou que mais de 3 milhões de peregrinos se reuniram na Praia de Copacabana para participar da Vígila de Oração com o papa Francisco. A informação foi divulgada pela prefeitura durante o percurso do papa, de papamóvel, entre o Forte de Copacabana, no Posto Seis, e o palco central, no Posto Dois, altura da Avenida Princesa Isabel. "Essa é a primeira vez que a praia recebe um público tão grande. O recorde anterior era 2,3 milhões", informou a assessoria da prefeitura.
A vigília é o penúltimo Ato Central da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Segundo a organização da JMJ, ela é considerada o ápice da programação oficial. "Os jovens, juntos com o pontífice, se reúnem em uma noite de adoração. A programação é acompanhada, ao vivo, em dioceses do mundo inteiro por outros jovens que se unem espiritualmente nessa mesma oração", destacou a assessoria.
Tradicionalmente, os jovens permanecem a noite no local da vigília e na manhã deste domingo (28) participam da Missa de Envio, às 10h, com o pontífice. Nesta celebração, o papa anuncia o local da próxima JMJ, em 2015.
Apesar da estrutura improvisada, devido à mudança de local do Campus Fidei (Campo da Fé), em Guaratiba, para a Praia de Copacabana, milhões de peregrinos foram para a praia preparados para permanecerem a noite inteira no local. A programação de hoje (27), termina às 23h. Algumas igrejas da região, no entanto, farão vigília de adoração para os fiéis que desejarem permanecer a noite em oração.
Edição: Marcos Chagas
Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
Papa Francisco participa da vigília com peregrinos em Copacabana
Em Copacabana, Francisco pede aos jovens que assumam o papel de "protagonistas da história"
Papa Francisco recebe presentes no percurso até o palco central na Praia de Copacabana
Governo divulga turismo religioso durante Jornada Mundial da Juventude
Peregrinos descumprem proibição da prefeitura e armam barracas em Copacabana
Papa é presenteado com um cocar da etnia Pataxó e demonstra respeito às diferenças religiosas
Mostra em homenagem ao papa traz obras inéditas sobre São Francisco de Assis
Metrô libera catracas para facilitar embarque de peregrinos que deixam Copacabana
Francisco faz o mais longo discurso desde que assumiu o pontificado em encontro com religiosos