Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Brasil dá um passo importante para conquistar, pela primeira vez, a hegemonia no vôlei de quadra em Jogos Olímpicos. Com a vitória da equipe feminina por 3 sets a 1 contra as norte-americanas, basta uma vitória também na final masculina, amanhã (12) contra a Rússia, para o país ganhar as medalhas de ouro nas competições masculina e feminina dos Jogos Olímpicos de Londres.
A seleção feminina de vôlei é bicampeã olímpica já que foi também vencedora da final nos Jogos de Pequim, em 2008. As meninas do vôlei foram ainda bronze em 1996, nos Jogos de Atlanta e em 2000, em Sidnei.
Apesar de terem perdido o primeiro set por 25 a 11, as meninas brasileiras viraram o jogo ganhando os sets seguintes por 25 a 17, 25 a 20 e 25 a 17. Na primeira fase da competição, o Brasil ficou classificado em segundo lugar do grupo B, justamente atrás das norte-americanas. Nas quartas de finais e semifinais, o Brasil venceu Argentina e Itália, sem perder um set.
O Brasil contabiliza agora três medalhas de ouro, três de prata e oito de bronze, saltando da 27ª para a 21ª posição no ranking de medalhas. Ainda hoje poderá conquistar mais um ouro no boxe, com Esquiva Falcão. O lutador, da categoria até 75 quilos, disputará a final contra o japonês Ryota Murata às 17h45.
A final do vôlei masculino será amanhã (12), às 9h, contra a Rússia.
Edição: Fernando Fraga//A matéria foi ampliada às 17h08