Prefeitura do Rio inicia projeto de profissionalização para pessoas com deficiência

10/06/2011 - 18h58

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Capacitar profissionalmente as pessoas com deficiência é um dos objetivos da parceria firmada hoje (10) entre a prefeitura carioca e o Instituto Muito Especial para o desenvolvimento do Projeto de Inclusão Digital para Pessoas com e sem Deficiência que prevê ainda atender as empresas que necessitam preencher a lei de cotas.

São 400 vagas disponíveis gratuitamente para os cursos de arquivista, porteiro, promotor e repositor de vendas, técnicas de vendas, informática, telemarketing, auxiliar de serviços gerais e auxiliar administrativo. De acordo com a subsecretária de Proteção Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social, Maria de Fátima do Nascimento, os cursos oferecem uma oportunidade de inclusão profissional e social para os portadores de necessidades especiais.

”A maior importância é estar efetivando um processo de inclusão. Uma inclusão de pessoas com necessidades especiais, proporcionando a essa pessoa a possibilidade de uma qualificação profissional e uma inserção no mercado de trabalho. O instituto entra com o curso e nós entramos com o espaço”, disse.

Os cursos serão ministrados no Centro de Referencia da Assistência Social (Cras) Nelson Mandela, em Bonsucesso, na zona norte, e a previsão é que as aulas comecem no próximo dia 20. Os oito profissionais do instituto, entre professores e psicólogos, trabalharão em conjunto com os psicólogos e assistentes sociais.

Segundo o presidente do Instituto Muito Especial, Marcus Scarpa, todos os alunos receberão apostilas exclusivas e específicas para cada área, contendo todo o conteúdo ministrado em sala de aula. Ele informou que cerca de 14,5% da população brasileira são portadoras de deficiência e que 97% não chegam à universidade e 99% estão fora do mercado de trabalho.

“Nós temos intérpretes de língua de sinais para pessoas surdas, equipamentos adaptados para pessoas com dificuldade de mobilidade, material didático para pessoas com deficiência visual, temos transporte. E ainda um setor de empregabilidade, que vai estar em contato direto com as empresas, que entrarão em contato com os alunos para alocá-los no mercado de trabalho”, disse.

Essa é a segunda edição do projeto na capital fluminense. Na primeira, 650 pessoas foram qualificadas e reabilitadas ao mercado de trabalho. A inscrição pode ser feita pelo telefone (21) 3239-1864 ou diretamente no Cras Nelson Mandela.

 

Edição: Aécio Amado