Diretor da Agência Internacional de Energia Nuclear está no Japão

17/03/2011 - 8h36

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), Yukiya Amano, está hoje (17) no Japão para verificar de perto a situação envolvendo as explosões e os vazamento nucleares. Segundo ele, o objetivo é avaliar a situação e saber das autoridades japonesas o que a agência pode fazer para ajudar.

"[Minha visita é] para ver a situação e saber dos japoneses como pode ser a melhor forma de a Aiea  ajudar. Vou solicitar uma reunião do Conselho de Governadores”, disse Amano, em comunicado da agência.

Anteontem (15), o governo do Japão pediu à Aiea assistência nas áreas de monitoramento ambiental e de efeitos da radiação na saúde humana. Equipes de peritos foram enviadas ao país.

Segundo nota publicada hoje na página da agência, há suspeitas de pessoas feridas e contaminadas em decorrência da radiação nuclear na região da Usina de Fukushima Daiichi. A agência publicou uma relação detalhada sobre as lesões identificadas em funcionários da usina. Em geral, são ferimentos leves.

Um grupo de 17 funcionários, que sofreram exposição a material radioativo no rosto, não foi levado ao hospital por causa dos baixos níveis de radiação identificados. Porém, um funcionário teve elevada carga de radiação no corpo e foi levado para um centro específico.

Dois policiais expostos à radiação foram descontaminados, enquanto bombeiros ainda estão sob investigação. A Aiea mantém o alerta e a busca por informações de autoridades japonesas sobre todos os aspectos da planta nuclear de Fukushima Daiichi.

Edição: Graça Adjuto