Da Agência Brasil
Brasília - O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) termina hoje (12) a entrega das obras de melhoria urbana e de atendimento social - com recursos doados pelo governo brasileiro - para os colombianos refugiados nas comunidades de El Palmar e de Lago Agrio, na província de Sucumbíos, no Equador, perto da fronteira com a Colômbia.
Foram construídas salas de aula, banheiros, uma biblioteca da Federação de Mulheres de Sucumbíos, além de obras de melhorias em um parque infantil, que vão beneficiar a população colombiana refugiada que vive na região.
Com US$ 3,5 milhões doados em 2010 ao Acnur, o Brasil é o principal apoiador da agência da ONU na América Latina. Além das ações no Equador, os recursos brasileiros também foram usados em operações no Haiti, na Colômbia, no Sri Lanka, Irã, Iraque e Paquistão.
O conflito entre o governo colombiano, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e os grupos paramilitares já levou 54 mil colombianos a buscarem refúgio no Equador, onde o Acnur começou as ações de apoio comunitário e integração dos refugiados no ano 2000.
Edição: Andréa Quintiere