Câmara dos Deputados suspende votações até novembro

05/10/2010 - 18h12

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Câmara dos Deputados só voltará a ter sessões deliberativas (de votações) a partir do mês de novembro. Em outubro serão feitas somente sessões plenárias de debates, quando houver no mínimo 51 deputados na Casa. A decisão foi tomada há pouco em reunião de líderes da base governista e da oposição, com o presidente em exercício da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS).

“Os deputados e toda a sociedade estarão envolvidos, neste mês de outubro, na campanha e nas disputas de segundo turno das eleições e não haveria clima para votações na Câmara e nem deputados na Casa”, disse Maia.

Segundo Maia, não seria adequado fazer votações nesse período, uma vez que os deputados estarão envolvidos em seus estados com as campanhas de segundo turno para presidente da República e em outros para governadores. Ele informou que as comissões técnicas estão liberadas para seus trabalhos, desde que haja número suficiente de deputados.

Maia que é o primeiro-vice-presidente da Câmara, disse que nesse período que antecede o segundo turno das eleições vai conduzir dos trabalhos da Casa, já que o presidente, deputado Michel Temer (PMDB-SP), candidato a vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff, estará envolvido com a campanha eleitoral. Segundo Maia, Temer disse que “se sente pouco a vontade para presidir a Casa como candidato a vice-presidente”.

Perguntado se Temer iria se afastar da presidência da Câmara, Maia informou que não tem instrumento legal para Temer se licenciar do cargo.

 

Edição: Rivadavia Severo