Da Agência Brasil
Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pediu hoje (8) à guerrilha da Colômbia que libere seus reféns como uma “demonstração contundente pela paz”. O apelo foi feito por Chávez em seu programa semanal de rádio e televisão.
De acordo com a Agência de Notícias Bolivariana, Chávez afirmou que a região vive um novo momento de busca pela paz. “A guerrilha colombiana não tem futuro por via das armas. Além do mais, converteu-se em uma desculpa para que o Império [Estados Unidos] intervenha na Colômbia e ameace a Venezuela”, afirmou.
O governo venezuelano rompeu relações diplomáticas com a Colômbia depois que o ex-presidente Álvaro Uribe denunciou na Organização dos Estados Americanos (OEA) a existência de 1.500 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) acampados em território venezuelano com o consentimento de Chávez.
Ontem (7), o novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, tomou posse e as primeiras negociações para estabelecer um acordo entre os países já começaram com um encontro dos ministros das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Colômbia, Maria Ángela Holguin, em Bogotá. Eles estão reunidos hoje e vão acertar um encontro entre os presidentes Hugo Chávez e Juan Manuel Santos.
Edição: Lana Cristina