Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da cerimônia de reabertura do Theatro Municipal do Rio de Janeiro na noite de hoje (27). Também são esperados para a cerimônia, o presidente do Senado, José Sarney, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, o governador do estado, Sérgio Cabral, o prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, além de ministros de estado.
Depois da reforma de dois anos, o teatro abre as portas com apresentação do Hino Nacional, interpretado pelo coro e pela orquestra sinfônica do teatro, sob regência do maestro Roberto Minczuk. A noite seguirá com trecho da ópera de Carlos Gomes, Lo Schiavo e a apresentação da bailarina Ana Botafogo.
A reforma da casa de espetáculo começou em janeiro de 2008, com a descupinização do prédio histórico, projetado com influências da Ópera de Paris e com a reforma do telhado. Foram restauradas ainda 38 pinturas, dentre as quais, peças do pintor Eliseo Visconti e do decorador Rodolpho Bernardelli.
A reforma custou R$ 75,4 milhões e foi realizada por governos, em parceria com empresas privadas. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan) acompanhou o trabalho.
Edição: Rivadavia Severo