Disputa por aumento maior para aposentados divide líderes governistas

07/04/2010 - 23h20

Iolando Lourenço

Repórter da Agência Brasil

Brasília – As negociações sobre o reajuste para aposentados que ganham mais de um salário mínimo movimentaram as lideranças do governo na Câmara e no Senado. Enquanto o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), que é o relator da medida provisória (MP) 475 que reajustou as aposentadorias em 6,14 %, reuniu-se com líderes aliados para negociar um reajuste de 7 %, o líder no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), encontrou com deputados e senadores aliados para acordar 7,7 % .

Jucá espera convencer o governo a elevar o reajuste para os 7,7 % defendidos por aliados do governo e por entidades sindicais. Ele disse que vai discutir a proposta com a equipe econômica. “Acho que será possível fechar esse entendimento, porque todos sabem o que o governo Lula tem feito para aumentar o poder aquisitivo da população e dos aposentados”.

Já Vaccarezza disse que a orientação que recebeu do governo é para chegar até 7%. “Se não tiver acordo em torno de 7% vou manter no relatório da MP os 6,14 % de reajuste. Eu sigo a orientação do presidente Lula. Não é porque tem eleição que vamos fazer a farra do boi”.

O aumento de 7% é o resultado da correção do salário pela inflação mais 67,23 % do Produto Interno Bruto (PIB) de 2008. A proposta do governo constante da MP é a inflação mais 50% do PIB para os aposentados que recebem mais de um salário mínimo.

O líder governista na Câmara disse que trabalha para fechar o acordo em 7 % com o compromisso de manutenção desse percentual na votação na Câmara e com a manutenção do mesmo índice na votação no Senado. Vaccarezza informou, ainda, que a idéia é votar a MP na próxima semana na Câmara para que ela seja encaminhada à votação no Senado Federal.
 

 

Edição: Rivadavia Severo