Petrobras anuncia amanhã conclusão da primeira etapa da ampliação de refinaria no Paraná

11/03/2010 - 23h33




Lúcia Nórcio

Repórter da Agência Brasil

Curitiba- A conclusão da primeira etapa das obras de ampliação e modernização da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) será oficialmente anunciada amanhã (12), numa cerimônia que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.

É o maior investimento do sistema Petrobras em unidade de refino - US$ 5,4 bilhões . São 19 novas unidades que vão produzir coque de petróleo, gasolina, diesel, gás de cozinha, propeno e hexano, além de promover a melhoria da qualidade dos derivados produzidos. A unidade está localizada em Araucária, a 25 quilômetros de Curitiba.

Segundo o diretor de Abastecimento da Repar, Paulo Roberto Costa, com a modernização, a companhia estará se adequando às exigências futuras da legislação ambiental e atendendo o mercado internacional quanto a qualidade dos produtos. As obras concluídas são a Unidade de Produção de Propeno, um Centro Integrado de Controle e um Centro de Treinamento de Combate a Incêndio, além de unidades auxiliares.

“Do orçamento previsto já utilizamos US$ 2 bilhões. O restante será aplicado até a conclusão das obras, no final de 2011”, afirmou o diretor. Ele explicou que a Repar está se adequando ao perfil do petróleo nacional disponível. “Ele tem características diferentes do petróleo importado que era utilizado antes pela refinaria ”, observou.

Uma das necessidades apontadas por Costa é a implantação de uma unidade de coque de petróleo, que permitirá que o petróleo nacional seja processado de forma otimizada. Isso, segundo ele, seria importante para o que é considerado o carro chefe dos derivados no Paraná, o óleo diesel.

No início de suas operações, em 1977, a refinaria possuía capacidade de processamento de 20 mil metros cúbicos de petróleo por dia. A capacidade hoje é de 32 mil metros cúbicos, que equivalem a cerca de 200 mil barris/dia. O crescimento, na avaliação do diretor, justifica a Repar ter se tornado o maior canteiro de obras atualmente no Paraná. “Mais de 15 mil profissionais estão trabalhando na modernização e esperamos chegar ao final do ano com aproximadamente 20 mil contratados.”

A Unidade de Produção de Propeno, um dos três projetos já concluído, com capacidade de produção de 180 mil toneladas /ano, é o primeiro piolo petroquímico da Petrobrás no Sul do Brasil.

O propeno é usado na produção do polipropileno, substância usada na indústria petroquímica para a produção de resinas aplicadas em peças de automóveis, utensílios plásticos, eletrônicos, remédios e produtos químicos. “Cada automóvel construído utiliza 60 quilos de propeno”, afirmou o diretor de Abastecimento da Repar.