Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – A Light distribuiu novo comunicado agora à noite informando que o sistema elétrico em trechos de ruas do centro da cidade está funcionando com limitação de carga e de forma emergencial. Dezenas de prédios das ruas Uruguaiana, Passos e as avenidas Rio Branco e Presidente Vargas, onde funcionam milhares de empresas, bancos e comércio ainda estão com problemas de energia.
A nota da concessionária distribuída no final da tarde, com apenas uma linha, dizia que às 16h58, houve o restabelecimento de energia, mas nesse novo comunicado a empresa explica que isso atendeu apenas a pequena demanda daquele horário. A prioridade foi garantir o funcionamento dos sinais de trânsito e da iluminação pública para evitar transtornos no horário de maior movimento na cidade.
A Light informa que as equipes de emergência continuam trabalhando no centro da cidade. Como a manutenção em equipamentos na rede subterrânea exige um prazo maior de complexidade na identificação e realização dos serviços, a concessionária mobilizou 60 técnicos especializados em sistemas subterrâneos, número seis vezes maior que o efetivo normal.
A sede do Detran, que funciona na Avenida Presidente Vargas, no centro, está com os serviços precários, devido ao apagão que atingiu o centro por volta das 8h40.
A rede de computadores está sendo mantida em funcionamento por meio de um gerador fornecido pela Light. Desta forma, os postos do Detrans espalhados pelo estado vão poder atender os usuários do órgão.