Crédito continuará balizando consumo, afirma dirigente lojista

05/01/2010 - 13h53

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Em 2010, o crédito para pessoas físicas deverá ter uma expansão de17%, motivado pela redução de juros reais, incremento da massasalarial e redução do nível de inadimplência das famílias. Nessecenário, a expectativa é de que as vendas do varejo aumentem em8,5%. A previsão é do presidente da Confederação Nacional deDirigentes Lojistas ( CNDL ), Roque Pellizzaro Junior. Segundoele, o crédito continuará sendo muito influente e balizador dasrelações de consumo, com reflexos diretos principalmente na vendasde bens duráveis, como automóveis, materiais de construção eeletroeletrônicos. Em nota, Pellizzaro diz que no Brasil o comérciorepresenta cerca de 13% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todosos bens e serviços produzidos no país). O país já é o oitavomercado consumidor do mundo. “O Brasil superou grandesdesafios em 2009 e pôde passar de forma segura pelas turbulênciasque se anteviam para o período”, destaca Pellizzaro. De acordo comele, isso foi possível graças à solidez do sistema financeiro, àinflação sob controle e a programas sociais que possibilitaramsignificativa transferência de renda e maior participação noconsumo das classes C e D. A nota ressalta que,com isso, houve um bom movimento econômico no final do ano, o quepermite uma projeção otimista para o país em 2010.Entre 2003 e 2008,afirma Pellizzaro, 25,9 milhões de pessoas entraram na classe média.“Também podemos visualizar, além da atenção às classes C e D,a desconcentração regional das redes de lojas, ainternacionalização do varejo, o varejo eletrônico, as mídiassociais e a atenção ao portfólio de produtos como integrantesobrigatórios.” Segundo ele, o cliente tem valorizado aqualidade e adquirido produtos de maior valor agregado, “substituindoas marcas premium por marcas próprias ou produtos maisbaratos”.