Professores poderão comprar computador portátil pelos Correios

14/10/2009 - 18h54

Alex Rodrigues e Gilberto Costa
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Poucomais de um mês após ter sido implementado em caráterexperimental em cerca de 30 cidades brasileiras, o ProgramaComputador Portátil para Professores será estendidopara todo o país. O anúncio será feito amanhã(15), Dia do Professor. Os computadores comprados pelos professoresserão entregues pelos Correios na casa do docente ou naprópria escola.Ainiciativa faz parte do Programa Brasileiro de InclusãoDigital, do governo federal, e permite que professores das redespública e privada de educação básica,profissional e superior de instituições de ensinocredenciadas no Ministério da Educação (MEC)comprem um notebook em condições facilitadas.O valormáximo do equipamento financiado não deve ultrapassarR$ 1,4 mil e pode ser escolhido pelo próprio interessado nositeda Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT),responsável pelo logística de distribuiçãoe entrega dos pedidos.O modelomais simples tem configuração mínima de 1gigabyte de memória RAM, com memória de armazenamentode 160 gigabytes. “Mais do que suficiente para armazenar o conteúdodas aulas de todo ano letivo”, informa Nelson Fujimoto, assessor de Inclusão Digital da Presidência da República. Oscomputadores permitem o acesso a internet, onde haja rede instalada,trazem periféricos como webcam e gravador de CD e rodamsoftware de uso livre como editores de texto e de planilhas.Inicialmente serão vendidos computadores das marcas Positivo eCCE (Digibrás).

Paraadquirir um notebook, o professor deve procurar uma loja dos Correiosque opere com o Banco Postal (Bradesco) ou agências do Banco doBrasil ou da Caixa Econômica Federal. É precisoapresentar uma declaração da instituiçãode ensino na qual trabalha (disponível no site do programa), contracheque, RG, CPF e comprovante de residência.

Alémdo pagamento à vista, opção disponívelapenas nas agências dos Correios, há duas formas definanciar os equipamentos: mediante empréstimo ou por meio deconsignação, modalidade que permite o desconto dasparcelas no contracheque. Ambas as opçõesdependem da análise de crédito pelo banco escolhido. Osprazos de pagamento, taxas de juros e critérios de análisedo financiamento variam de instituição de bancária. Os professores poderão comprar computadoresportáteis em até 36 prestações.

De acordocom Nelson Fujimoto, a idéia é atingir o universo deprofessores brasileiros, cerca de 3,5 milhões de pessoas.“Evidentemente que a renda é um dificultador, ao criar oprograma a gente está criando as condições paraque ocorra a inclusão digital desses professores, paraqualificar a sua aula e o ensino”, diz o assessor da Presidênciada República.