Firjan teme que marco regulatório do pré-sal possa "sepultar" investimentos estrangeiros

01/09/2009 - 18h57

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro - O presidente da Federaçãodas Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), EduardoEugenio Gouvêa Vieira, demonstrou hoje (1º) preocupaçãocom o novo modelo definido pelo governo para o pré-sal, namedida em que pode trazer “mudanças radicais”, impedindoos investimentos estrangeiros no setor de petróleo e gás.

Se as mudançasintroduzidas gerarem desconfiança ou insegurança,advertiu que isso pode vir a “sepultar” os investimentosplanejados por muitas empresas estrangeiras de petróleo e gásno país.

Gouvêa Vieiraelogiou a atuação do governador do Rio de Janeiro,Sérgio Cabral Filho ao defender os interesses dos estados produtoresde petróleo, conseguindo estender o debate sobre adistribuição de royalties e da participaçãoespecial no Congresso Nacional.

O presidente da Firjanafirmou que “o estado do Rio não pode ter prejuízoscom resoluções federais que não levam em conta aopinião da sociedade e não se preocupam em estabelecerjustas contrapartidas ou compensações”.

Segundo ele, a mudançada capital para Brasília, a Constituição de 1988e a fusão da Guanabara com o antigo estado do Rio “sãoexemplos de pilhagem dos interesses econômicos fluminenses”.