País caminha bem mas é preciso atenção ao capital de giro, afirma presidente

26/01/2009 - 8h32

Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - Aocomentar as medidas tomadas pelo governo para amenizar os efeitos dacrise financeira internacional, o presidente Luiz Inácio Lulada Silva disse hoje (26) que as coisas estão andando “deforma muito boa”, mas que é preciso atenção emrelação ao capital de giro de pequenas e médiasempresas.

“Elassão grandes geradoras de emprego. Precisamos fazer com queesse capital de giro seja alavancado rapidamente”, afirmou em seuprograma semanal Café com o Presidente.

Sobre olançamento do plano de negócios 2009-2013 da Petrobras, divulgado na semana passada, Lula avaliou que as açõesda empresa também ajudam no combate à crise. Eledestacou a exploração da camada pré-sal e tambéma decisão de manter as refinarias de Pernambuco, do Maranhão,do Ceará e do Rio Grande do Norte

“Éextremamente importante para a indústria naval, petrolíferae petroquímica brasileira e para o projeto de desenvolvimentodo Brasil. Estou convencido de que, se nos mantermos nessa posição,cuidando dos investimentos corretamente, na hora em ue essa criseterminar, o país que estiver mais preparado vai sair bem.”

Opresidente voltou a dizer que a crise deve ser vista comooportunidade para que o Brasil possa “mudar de patamar” e que épreciso cuidar para que os empréstimos de bancos públicosestejam ligados à geração de postos de trabalhono país.