Defesa Civil alerta para possibilidade de chuva forte em vários estados

26/01/2009 - 18h44

Da Agência Brasil

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec)enviou alerta de chuva forte, para hoje (26) e amanhã (27),nos estados de São Paulo, Espírito Santo, Bahia, Amapá,Amazonas, Tocantins, Rondônia, Acre, Pará, Rio Grande doSul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Mato Grosso, MatoGrosso do Sul e Distrito Federal. No alerta a Sedec informa que aspancadas de chuva podem vir acompanhadas de descargas elétricase de rajadas de vento de 40 a 60 km/h.

O órgão recomenda que apopulação evite áreas de alagamentos elocais de risco de deslizamentos como encostas, morros e barreiras.Além disso, não trafegar em ruas sujeitas a alagamentose lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteçãocontra raios e ventos fortes.

Até agora, Minas Gerais e Riode Janeiro são os estados mais afetadas pela chuva epermanecem em estado de alerta.

No município de Campanário(MG) o temporal do fim de semana destruiu estradas e pontes de acessoà cidade. Todas as pistas na altura do quilômetro 348 daBR-116 estão interditadas desde sábado (24), o asfaltocedeu impossibilitando a passagem de veículos.

Segundo o secretário de obrasde Campanário, Aguimar Henrique de Sousa, a zona rural éa parte mais afetada, plantações foram destruídase não tem acesso a região. “As pontes caíram,estamos preocupados pois as aulas começam na próximasemana e não sabemos como iremos fazer o transporte dascrianças. Tudo indica que as chuvas irão continuar e atendência é só piorar, precisamos agir logo, mascom essa quantidade de chuva fica difícil”, disse.

De acordo com a Defesa Civil deMinas Gerais, ao todo 110 municípios decretaram situaçãode emergência e 39 comunicaram danos e prejuízos.

No estado do Rio de Janeiro a chuvajá afetou 20.187 moradores, segundo o Departamento Geral daDefesa Civil do RJ (DGDEC/RJ). Um total de 12 municípiosdecretaram situação de emergência e em CardosoMoreira foi decretado estado de calamidade pública.

Um levantamento realizado pelaSecretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro revelou ainfestação da dengue decorrentes da chuva no município em nível acima da média nacional. De acordo com o estudo, enquanto emoutras cidades brasileiras as equipes identificaram 1% dos focos demosquitos nas casas, na capital fluminense a taxa já chegou a2,92%. Apenas em janeiro, 85 casos de dengue foram notificados.